terça-feira, 22 de janeiro de 2008

"Variedades Arlequinescas e Mucho Más"

INTRODUÇÃO

A idéia de Variedades Arlequinescas nasce do desejo de se realizar um espetáculo simples, utilizando o material que tínhamos em nossas mãos no momento e o mais rápido possível para apresentarmos em escolas, teatros e na rua. Pegamos então alguns fantoches, alguns figurinos que outrora foram utilizados em outras montagens e estórias perdidas, juntamos tudo isso a dois personagem de tradição como o palhaço e o arlequim da comedia Del arte em um liquidificador criativo e assim nasceu “Variedades Arlequinescas e Muchos Más”. Com a intenção de conquistar a simpatia e interesse das crianças com um espetáculo misto e interativo usando acrobacia, mímica e teatro, flertando a todo instante com a arte da improvisação.
OBJETIVO
Apresentar a peça “VARIEDADES ARLEQUINESCAS E MUCHO MÁS” Com o intuito de divertir ensinando as crianças alguns princípios da vida de maneira lúdica.

JUSTIFICATIVA
Este espetáculo visa divertir e encantar as crianças em um momento emocionante, onde seu universo cotidiano se mistura com o mundo fantástico das estórias e personagens que nele se encontra. A peça captura empaticamente a criança através de seus corriqueiros temas e de sua interatividade com a mesma, levando-a a refletir sobre princípios importantes como: Obediência aos pais, higiene pessoal, integridade e confiança. Conseguimos observar nas apresentações, o total interesse e atenção por parte das crianças e entendemos por fim, que este é um espetáculo que com certeza agrada aos olhos dos que o assistem. E agrada principalmente ao nosso público alvo, as crianças.
SINOPSE DA PEÇA

"Variedades Arlequinescas e Mucho Más" tem início quando o palhaço Zózi interage com o Arlequim e juntos apresentam e iniciam o espetáculo com a peça de fantoches "O tigre mau humorado", na seqüência abordam sobre a paciência e a perseverança com a pantomima "O obstáculo". Novamente com os fantoches nos mostram a história "O lobo que queria ser bom". Abordam sobre o circo e suas atrações e sobre a coragem através da história "A Façanha de Blodin" encerrando assim o espetáculo.

PROPOSTA DE DIREÇÃO
Está baseada na técnica de improvisação da comedia Del arte. Na mistura do trabalho arlequinesco com o do palhaço. Estruturado em três historias bases, acompanhado de música. Utilizando elementos acrobáticos, mímica e a arte dos fantoches. Interagindo com as crianças durante todo o espetáculo. Trabalhando o deslocamento diagonal e linear. Com um ar bem burlesco.